Teresina, 24 de Outubro de 2017

Outubro Rosa: mudas de ipê rosa são plantadas no Parque da Cidade

06/10/2017 - 10h00
Outubro Rosa: mudas de ipê rosa são plantadas no Parque da Cidade

Nesta sexta-feira (06), a Procuradora-Geral do Município de Teresina, Geórgia Nunes, participou de programação especial alusiva ao Outubro Rosa, quando o mundo inteiro volta o olhar para a prevenção ao câncer de mama. O momento "Da pureza do ipê à sensibilidade da mama” foi organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), oportunizando o plantio de 110 mudas de ipês rosa.

O evento convocou a sociedade para abraçar a causa do Outubro Rosa, que pretende conscientizar sobre a problemática do câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Durante o evento, a Procuradora-Geral do Município representou o prefeito de Teresina, Firmino Filho. Em sua fala, ela destacou a importância de toda a sociedade unir forças nesta causa.

“A iniciativa de promover este momento tem fundamental importância, uma vez que nós precisamos unir forças para esta causa que merece atenção e cuidado. E como é bonito ver que ideias, em prol da causa de conscientização do câncer de mama também partem dos homens, como foi o caso do secretário do Meio Ambiente, Olavo Braz, em parceira com a Macilane Gomes. Em alusão à data, a Prefeitura de Teresina fará a iluminação dos principais espaços públicos com a cor rosa para que possamos estar cada vez mais conscientes desta campanha”, pontua.

Na programação, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes, reforçou que a sensibilização deve ser missão de todos. “Alegramos-nos de contar com a presença de todos os representantes, de homens e mulheres que desejam se unir para que, cada vez mais, possam fortalecer esta luta tão importante contra o câncer de mama. Os  ipês plantados hoje representam isto”, comenta.

O plantio dos ipês rosa foi realizado em toda extensão do Parque da Cidade. O local hoje tem sua flora preservada e com as novas árvores ficará ainda mais bonito e arborizado, conforme pontua Olavo Braz. “O nosso Parque recebe estas mudas de ipês rosa como um sinal de cuidado à esta causa, e ainda teremos um local ainda mais florido com os ipês que tão bem representam a nossa cidade”, considera.

Outubro Rosa em Teresina

O movimento popular é conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em Teresina, o evento é promovido há 10 anos pela Fundação Maria Carvalho Santos e alerta a sociedade sobre o câncer de mama. Este ano a caminhada acontece no dia 9 de outubro, domingo, e sairá da Igreja São Benedito, passando pela avenida Frei Serafim até o Rio Poty Shopping, onde 800 mulheres carentes serão atendidas e encaminhadas para o exame de mamografia.