Teresina, 24 de Fevereiro de 2018

Prefeitura acerta empréstimo junto ao Banco da América Latina para o Programa Teresina Sustentável

31/01/2018 - 17h00

A Procuradoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Planejamento acertaram, nesta quarta-feira,(31), em Brasília, a negociação do empréstimo de US$ 45 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O aporte financeiro será destinado ao “Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável”.

Geórgia Nunes, Procuradora-Geral do Município, e Edelman Medeiros, da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios Administrativo participaram do acordo importante para o município junto com o secretário da Semplan, Erick Amorim e equipe.

“Nesses três dias, os técnicos da Prefeitura se empenharam para negociar e acertar os termos do contrato a ser firmado entre a administração municipal e a CAF. Ainda temos um caminho a percorrer até a assinatura do contrato e ter o recurso em caixa, mas esta semana conseguimos dar um grande passo para atrair investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população de Teresina”, afirma Erick Amorim.

Por ser um empréstimo internacional, a operação de crédito deverá ser aprovada pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Senado.

O "Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado - Teresina Sustentável” engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão. Entre as principais intervenções, estão a ampliação da via Sul, requalificação da Vila da Paz, a segunda etapa da restauração e requalificação do Mercado Central, ciclovias, o Plano de Arborização e a implantação do Parque da Floresta Fóssil. Há, ainda, o Programa de Modernização da Administração e da Gestão Tributária de Teresina (PMAT).

A Procuradora Geórgia Nunes comemora o acerto que trará benefícios para a cidade. “O acordo é importante por assegurar a melhor eficiência dos serviços públicos e investimentos necessários para melhorar a qualidade de vida da população de Teresina. Ele permite a realização de projetos e obras em diversas áreas, que colocarão o município em outro patamar de desenvolvimento econômico, social e ambiental", conclui.