Teresina, 26 de Setembro de 2017

Procuradora do Município representa Prefeito em homenagem do Ministério Público

02/06/2017 - 13h30
Procuradora do Município representa Prefeito em homenagem do Ministério Público

Representando o prefeito Firmino Filho, a Procuradora Geral do Município, Geórgia Nunes, recebeu, nesta sexta-feira (02), a homenagem “Amigas e Amigos do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher”. Idealizada pelo Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), foram homenageadas 24 personalidades parceiras do Ministério Público do Estado do Piauí na defesa dos direitos das mulheres.

“A Prefeitura de Teresina tem ações relevantes para o enfrentamento da violência de gênero. É uma honra receber essa homenagem e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso do prefeito Firmino Filho com políticas e medidas que fortalecem a prevenção, redução e fim da violência contra a mulher”, frisa Geórgia Nunes.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres também foi homenageada.  “É um momento de reconhecimento. Não é fácil mudar uma geração, uma forma de pensar e comportamentos. São ações como o laboratório Maria da Penha e Projeto Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas, que atuam pelo viés da educação, que ajudam a desconstruir alguns valores. Por isso precisamos do engajamento de todos para confrontar e romper padrões”, explica a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Marcilane Gomes.

Para o promotor Francisco de Jesus Lima, coordenador do Nupevid, o enfrentamento da violência é uma construção coletiva de todos os setores sociais. “Toda sociedade tem que trabalhar para a transformação da cultura machista em igualdade de gênero. Os parceiros que contribuíram e contribuem com o enfretamento são  homenageados como uma forma de unir mais a rede de atendimento. No caso específico do município, nós temos grandes contribuições. Como no laboratório Lei Maria da Penha,  que é uma parceria do Ministério Público com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres”, destaca o promotor.

O laboratório está nos espaços de instituições de ensino superior. Ele congrega mais de 10 faculdades tanto em Teresina quanto no interior do Estado, onde são feitas visitas a mulheres em situação de violência e visitas às redes de atendimentos.