Teresina, 27 de Maio de 2018

Seminário de Mediação da PGM debate importância da conciliação

22/01/2018 - 14h00
Seminário de Mediação da PGM debate importância da conciliação

Promovido pela Procuradoria Geral do Município, o Seminário de Mediação no âmbito da Administração Pública Municipal foi realizado nesta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Teresina, reunindo servidores, procuradores do Município e da Câmara. O objetivo do evento é disseminar uma sociedade conciliadora e permeada pela cultura de paz, por meio da resolução de conflitos de modo consensual e do diálogo entre as partes.

A programação iniciou com a palestra "Conceitos,  princípios e aplicações da Mediação", proferida pela Dra. Nara Cronemberg Guimarães Carvalho, vice-presidente da Comissão de Mediação no  Arbitragem da OAB-PI.

Os trabalhos seguiram com a apresentação do Procurador do Município e coordenador acadêmico do Seminário de Mediação, Dr. Tiago Lira Pontes, que discorreu sobre o tema "Câmara de Mediação no âmbito da Administração Pública".

Para encerrar a manhã, a palestra do Dr. Manoel de Sousa Dourado, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, tratou da Mediação e Conciliação Judicial. Ele abordou a relação Mediação e Novo Código de Processo Civil, além do funcionamento da autocomposição no âmbito do Poder Judiciário. "Depois do diálogo apresentado aqui, vemos como a Mediação vale a pena. Espero que as palavras lançadas aqui tenham ajudando na compreensão da seara que envolve a Mediação", pontuou o juiz.

O evento propôs difundir os trabalhos realizados por estes profissionais da mediação, na necessidade de ampliar as estratégias para melhor exercer suas funções para a população de Teresina.

A Procuradora-Geral do Município, Geórgia Nunes, avalia como positiva a organização e empenho para que o Seminário se concretizasse. “A PGM agradece aos que acreditaram neste evento. Queremos então elevar também nossa gratidão aos palestrantes que enriqueceram esta manhã com a discussão deste tema tão pertinente nos dias atuais. E queremos cada vez mais promover momentos como este de formação e compartilhamento de ideias do ordenamento jurídico ", finaliza.

O evento atende ao dispositivo da Lei 5.096/2017, de autoria dos vereadores Gustavo Gaioso, Fábio Dourado, Enzo Samuel e Joaquim do Arroz, que institui o Dia Municipal da Mediação Judicial, a ser comemorado anualmente no dia 21 de janeiro.